terça-feira, 21 de abril de 2009

O HOMEM E O MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ.


Aqui temos a transcrição da mensagem enviada ao Cel Einstein por ocasião dos preparativos do desfile do dia 7 de setembdo.

Att : Cel. Einstein

TEMA GERADOR DO DESFILE DO DIA 7 DE SETEMBRO:
O HOMEM E O MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DA POESIA DE
PATATIVA DO ASSARÉ.

HISTÓRICO
A Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha foi criada por iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de garantir a comunidade local uma educação de qualidade propiciando aos jovens o acesso ao conhecimento, instrumentalizando-os para enfrentar os desafios impostos pelo mundo tecnológicos de forma crítica e criativa.
Situada na avenida L, nº 840 no bairro Vila Velha, suas instalações chamam a atenção de todos que a visitam. Conta com 11 salas de aulas convencionais, laboratórios de Química (01), Física -(02), Biologia (01), Informática (02), Centro de Multimeios composto de: sala de vídeo, biblioteca, sala de recursos didáticos, sala de leitura informal, anfiteatro, sala do jornal, outras dependências como; sala de departamento de educação física, auditório com camarins, diretoria, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, sala dos coordenadores de área, grêmio estudantil, sala da mecanografia, almoxarifado, sala dos zeladores, cantina, quadra de esporte poliesportivo, pátio interno, e ampla área que contorna a escola, ambos arborizados tornando o ambiente bonito e agradável. Seu núcleo gestor é composto pelos seguintes professores:
Carlos Alberto da Silva Sousa – Diretor.
Maria Iracema de Araújo Lemos – Coordenadora Financeira.
Maria Rosiane Sousa Ferreira – Secretária
Olinda Maria Ferro Farias – Coordenadora de Pedagógica.
Eliseu Paiva Rodrigues – Coordenador de Gestão
A arquiteturas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Liceu Vila Velha foi planejada de modo à acomodar eficazmente 1.600 jovens e/ou adolescentes, que correspondem a clientela própria do Ensino Médio a que este Liceu se destina. A sua ambientação foi feita nos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes garantindo a funcionalidade de um ensino de qualidade. Os ambientes e projetos escolares procuram atender em muitas das oportunidades, não só a comunidade escolar, como também a comunidade em que a Escola está inserida e as circunvizinhas, tais como, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Goiabeiras, Quintino Cunha, Álvaro Weyne, Nova Assunção, Carlito Pamplona, Colônia, Jardim Petrópolis, Vila Velha I, II, III e IV, Vila Nova atendendo também esporadicamente a demanda de outros bairros mais distantes.
Apesar da Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha está localizada na periferia e ter como propósito atender a demanda reprimida de jovens carentes entre estabelecimento de ensino atende também a uma clientela oriunda tanto de escolas públicas como escola privadas, dentro da faixa etária e àqueles que por motivos diversos interromperam seu fluxo de estudo, isso ocorrendo através do Programa Tempo de Avançar (TAM).
Atualmente a Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha funciona nos três turnos. Atende 1580 alunos do ensino médio regular distribuídos nas três séries e 346 alunos no programa Tempo de Avançar médio, em seis turmas sendo duas em cada turno.
Nesse período de funcionamento a Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha, a relação e a postura do professor, tem se alterado bastante no sentido de se colocar como parceiro do aluno na sua busca pelo seu projeto e sua identidade, elevando a sua auto-estima, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel social.
A participação da família (Pais e/ ou responsáveis) tem evoluído, pois não mais se restringe a ouvir o que a escola tem o dizer, a interação familiar a escola vem crescendo, surgindo a iniciativa de formar uma associação de pais e comunitários (APC).
O Projeto Político Pedagógico da escola vem ao encontro dos anseios da comunidade escolar como um todo propiciando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
A Gestão Democrática e Participativa na escola pública é um dos fatores de relevante importância no processo de escolarização no sentido de exigir o desenvolvimento de um projeto administrativo pedagógico de qualidade identificada com a comunidade escolar e local devido ao aprendizado coletivo que se efetuará ao longo da convivência escolar, como também, oportunizar a integração dos colegiados escolares objetivando transparência nas ações e resgates de uma escola pública de qualidade.

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